10 coisas para se fazer no tempo livre

ago 11

10 coisas para se fazer no tempo livre

Faz uma semana que não estou mais trabalhando. E a primeira reação ao desemprego é o desespero: o que vou fazer da minha vida agora? Bom, eu vivo em uma situação confortável sob o ponto de vista que não sou casada, não tenho filhos, moro com meus pais… Então, resolvi não me desesperar e fazer uma série de coisas que sempre deixo para depois com a velha e boa desculpa de que ‘não tenho tempo’. Bom, acho que isso não é mais problema, né? Então, que tal tomar vergonha na cara, parar com o autoengano, dar um fim naquele #mimimi que a gente adora e cuidar da vida? Parece uma boa, né? Mas como fazer isso? Bom, aqui vão algumas dicas:

 

 

10coisas_011) Marque aqueles encontros que você nunca tem tempo para marcar

É isso mesmo: essa é a hora de fazer contatos: nada de ficar recluso no mundo. Levante a bunda do sofá Aproveite as manhãs e tardes livres para tomar um café ou almoçar na companhia daquele amigo que você nunca encontra, ou com aquele conhecido que você gosta mas nunca tem a oportunidade de rever.

 

10coisas_022) Cuide de você

Não é porque você não precisa mais bater cartão todos os dias e frequentar reuniões chatas e intermináveis que você pode se dar ao luxo de ficar largado, sem tomar banho, sem fazer as unhas, sem fazer a barba. Este é um momento importante para cuidar de si mesmo, por isso, não abandone sua aparência. Afinal, para que as coisas boas aconteçam com você, é importante que você esteja bem e feliz consigo mesmo. Portanto, volte ao regime, frequente o salão de belezas, faça massagens, invista no seu bem-estar. Ame-se. Cuide-se!

 

10coisas_033) Arrume as gavetas, limpe a casa e organize os armários

Não adianta querer arrumar a vida se não conseguimos arrumar nem o nosso quarto. Aproveite esse momento de reciclagem e coloque suas coisas pessoais em ordem: limpe as gavetas, jogue as coisas inúteis fora, doe as roupas velhas ou que não servem mais. Não perca tempo com o que não agrega mais valor real a sua vida.

 

10coisas_044) Pratique esportes

Aparentemente, a velha desculpa de ‘não tenho tempo’ não cola mais, né? E não aceitamos ‘não tenho dinheiro’ também, ok? Escolha um horário de sua preferência (eu, por exemplo, funciono pela manhã para ficar livre logo) e crie a rotina de praticar esportes. Não precisa se matricular em mil aulas, pagar milhões às academias. Basta frequentar um parque, pegar uma bike dessas públicas, fazer um circuito pelas ruas das cidades. Mexa-se!

 

5) Faça aquilo que você nunca tem tempo de fazer10coisas_05

Na mesma linha dos encontros que citei acima, essa é a hora de fazer tudo aquilo  que você adia a vida inteira porque afirma não ter tempo. Atualize seu blog, coma naquele restaurante que você nunca tem a oportunidade de ir, vá àquela loja que fica longe da sua casa, visite sua tia que não vê há anos, arrume seu currículo de maneira mais criativa e que tenha mais a sua cara, mude os móveis da casa, tome um porre, saia para dançar, marque aquela viagem que você sempre sonhou, visite aquela exposição que você vai acabar perdendo, busque um novo trabalho, vá ao cinema, tome um café, coma o que tem vontade… faça qualquer coisa. Mas faça!

 

10coisas_066) Tire os projetos encalhados da gaveta

Sabe aquele blog que você sempre quis criar? Ou aquele livro que você nunca teve tempo de se dedicar a escrever? Ou aquele trabalho voluntário que você sempre admirou, mas não tinha tempo ou coragem de se dedicar? Sabe aquela parceria com seu grande amigo que nunca sai do papel? Ou aquelas ideias geniais com sua irmã que nunca se concretizam? Lembra daquela música que você começou a compor e nunca terminou? Aliás, falando em música, como anda aquela sua banda, hein? Bom, amigo: agora é a hora de fazer as coisas acontecerem.  Não espere o tempo passar e você se prender em tudo aquilo que você acabou de se libertar.

 

10coisas_077) Leia e assista filmes

Se já é um leitor voraz, aumente o repertório e vá além daquilo que já conhece. Se não tem o hábito de leitura, comece aos poucos. Foque nos tipos de leitura que te entretém, mas também busque os gêneros que possam agregar para aquilo que você busca na sua vida profissional e pessoal neste momento.  Em resumo, leia!
Essa dica se aplica também aos filmes, que são excelente referências para a vida, com debates, ensinamentos e bagagem suficientes para inspirar qualquer pessoa. Dedique seu tempo a isso que lhe fará muito bem!

 

10coisas_088) Saia da zona de conforto

Definitivamente, essa não é a hora de fazer aquilo que você sempre fez e, muito menos, de repetir os mesmos erros. Reflita muito, entre em contato consigo mesmo, ouça os amigos e parentes próximos e siga um rumo diferente na sua vida. Aproveite o momento para renovar e crescer internamente.

 

10coisas_099) Volte para a sala de aula

Se o momento é de se reciclar, então, por que não aproveitar para aprender conceitos novos e ampliar o networking? A sala de aula não precisa ser uma nova faculdade, ou uma pós-graduação. Podem ser cursos gratuitos, workshops, treinamentos e um dia… O que vale é estar em contato com o novo, não importa se por um dia, ou um semestre. Portanto, estude!

 

10coisas_1010) Descanse

Como todos os itens acima já mostraram, as possibilidades para não ficar parado são inúmeras, basta você se programar e se agilizar. A vida anda e você traça o ritmo. Mas já que você está com tempo livre, aproveite para descansar. Isso faz parte do processo de renovação. Você tem todo direito de postar sua seflie acordando ao meio-dia da segunda-feira. Ou ir dormir na madrugada da quarta-feira porque ficou vendo filmes no Netflix. Aproveite seu ócio-criativo para colocar o sono em dia e relaxar no sofá. Não se sinta culpado por, de vez em quando, se dar o direito de fazer nada. Afinal, com essa vida corrida que levamos, definitivamente, essa é a melhor coisa do mundo a se fazer: NADA!

 

Talita Camargo, 28 anos, é jornalista e está sempre conectada. Apaixonada por livros e cinema, vive para viajar o mundo e adora carboidratos. Libriana, sofre com o conflito da dúvida e busca o equilíbrio. Acredita no amor sincero e, para ela, pensamentos positivos atraem coisas positivas. Sempre!
Share Button

2 comments

  1. Paula Noia /

    Talitinha, sempre muito sensata, coerente e inteligente! Concordo com 100% dos seus conselhos. A gente fica ansioso e acaba nem aproveitando o lado bom das coisas! Te admiro muito, sabia?
    Beijo grande!

    • Talita Camargo /

      Ahhh Paulinha!! q delícia de comentário vindo de alguém que tem tanta energia como vc!
      Obrigada pelo carinho!
      Mesmo de longe, te gosto demais! <3

      Beijos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Porque vale a pena enfrentar a fila e visitar a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum - Sem Critérios | Sem Critérios - […] das coisas mais legais de se ter tempo livre é poder fugir do circuito turístico de São Paulo durante…
  2. Doar, doar e doar - Sem Critérios | Sem Critérios - […] está sendo fácil. Acho que já fui em mais enterros este ano do que ao longo dos meus quase…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*