Autoestima em alta

abr 28

Autoestima em alta

Num guento mais essa história de “tenho baixa autoestima” ou “preciso aumentar minha autoestima”. Sério, vamos parar com essa putaria e cair na real? Com os padrões de beleza criados pela sociedade, com as cobranças da vida profissional e da pessoal, tirando a Fernanda Lima, nenhuma mulher estará satisfeita com quem ela realmente é, pois ela nunca será aquela mulher estereotipada pelas revistas, academias, canal OFF e Farm Rio.  Autoestima virou um mercado lucrativo… e é isso.

Academias, fabricantes de Whey, clínicas de estética, cintas modeladoras, pós-graduações, cirurgiões plásticos, psicólogos e tantos outros estão lucrando com a autoestima alheia (e não há nada de errado nisso, afinal todos precisamos de $$$ para viver). Mas será que não está na hora de pararmos de ser tristes sem motivo e olhar pra dentro para valorizarmos o que realmente é a tal da autoestima?

De acordo com a nossa querida Wikipedia autoestima é:

“Em psicologia, autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003). A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo, “Eu sou competente/incompetente”, “Eu sou benquisto/malquisto”) e emoções autossignificantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela). Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular (por exemplo, “Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso”) ou de extensão global (por exemplo, “Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral”)”.

Mas para as mulheres atualmente autoestima é:

– Sou feia
– Estou acima do peso
– Essa gordura na minha lateral faz de mim uma pessoa odiável
Não tenho namorado porque sou pior do que as outras mulheres
– Estou acima do peso
– Estou acima do peso

post1Ou seja, a autoestima só está associada a coisas negativas. E não tem que ser assim. Não pode ser assim. Em geral, não precisamos comprar nossa autoestima e como brinde levar um alisamento de cabelo. Nossa autoestima está carente de olharmos para dentro com carinho e para fora com esperança.

Já parou para ver o quanto você é única e especial? Já contou quantos sorrisos você arrancou dos outros num dia? E quantas vezes você já agradeceu a Deus bem baixinho pela vida? Com certeza você já fez tudo isso, mas nem reparou que é isso o que realmente importa. As pessoas querem a sua companhia não pelo seu corpo, mas pela sua alma (os que querem pelo seu corpo, podem fazer isso mediante pagamento).

Você já sentiu uma alegria imensa quando um bebê quer ir no seu colo? Então, isso é porque ele enxerga a sua luz. E quando um cachorrinho faz a maior festa só porque você fez um cafuné de leve nele? É porque os bichinhos sabem quem é do bem.  E você é isso tudo: luz, amor, bondade, fé, companheirismo, persistência, inteligência e vida.

post2Sua autoestima deveria estar nas alturas, porque você poderia estar matando ou roubando, mas não; você está lendo esse post achando que ia encontrar uma fórmula para fazer as pazes com você mesma.  Tá vendo? Você é um ser cheio de esperança!

Vamos amar mais o simples, o fácil, o gostoso. Vamos valorizar menos o fabricado, o imposto pelos outros e o inalcançável. Tente isso e depois conte aqui nos comentários se a tal da sua autoestima não foi parar nas alturas…. e de graça!

Adriana Santos, 34, é jornalista de formação e fofoqueira de coração. Leonina com muito orgulho e cheia de clichês óbvios, acredita no amor, não só o de homem e mulher, mas o amor que faz o mundo continuar evoluindo.
Share Button

5 comments

  1. Talita Camargo /

    Um tapa nessa minha cara!

  2. Adorei seu texto! Estou vindo do blog da Clarinha conhecer seu cantinho. 😉 beijinhos

    • Adriana Santos /

      Muito obrigada pela visita. Volte sempre 😉

  3. Danusa /

    como não amar a Dri????!!! Me emocionei! Linda!

    • Adriana /

      Oinnnn…..receber um elogio desses da Dan é pra ganhar o mês <3

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*