E o que é o sucesso, afinal?

fev 24

E o que é o sucesso, afinal?

Segunda-feira passada acordei  e tive tempo de bisbilhotar a vida alheia. Todos estavam postando em seus Facebooks sobre o trânsito de São Paulo. Menos eu,  que estava com piriri e meu trajeto se resumia a quarto X banheiro.  Pelo que pude ler, Sampa estava com mais de 300km de trânsito e todos estavam em busca da sobrevivência.  De acordo com as estatísticas facebuquianas, a média de tempo para os meus amigos chegarem ao trabalho foi de 1h30 (sem contar a volta).  Alguns apreensivos, com medo de serem assaltados, outros com saudades dos filhos pequenos que deixaram na escolinha e que quando voltarem do trabalho, já estarão dormindo. E aqui estou falando só da luta diária para chegar ao trabalho, sem nem mencionar o próprio em si.

E eu fico só pensando se isso tudo realmente é necessário….ou se nos autoenganamos e, como bons cristãos, acreditamos que temos que nos foder diariamente para que as conquistas se façam valer a pena. E essa pergunta fica muito mais forte para mim, que estou prestes a atingir os 35 anos, sem ter alcançado as metas que fariam de mim uma pessoa de sucesso (leia-se aqui: ter feito mestrado no exterior, comprado meu próprio apartamento, ter me casado e tido filhos).  E o que é o sucesso, afinal?  Será que o sucesso não é dizer NÃO a tudo que esse mundo consumista nos impõe e vivermos com menos bens materiais e mais abraços apertados?  Será que trabalhar em São Paulo é o único modo de prosperar financeiramente….ou será que aqui mais gastamos do que ganhamos?  Será que o sucesso não é uma armadilha que o ego criou para nos escravizar (uiiiiiiiiiii)? Estou começando a acreditar piamente nesse último questionamento.

imagesOnde o amor e as melhores lembranças estão sendo construídas?  No iPhone? Pára o mundo que eu quero descer. Não quero que o sucesso custe a nossa vida, a simplicidade, os melhores momentos. Talvez o sucesso seja cozinhar para a família sem reclamar que vai estragar a unha. Ou passar o Natal com quem amamos sem mimimi. Ficar uma tarde toda rodeada de crianças e enxergar o sucesso na criação do nosso Pai Maior. Chega uma hora na vida que temos que rever nossas prioridades. E meu conselho é que essa hora chegue cedo, para dar mais tempo de correr atrás do que realmente importa.

Adriana Santos, 34, é jornalista de formação e fofoqueira de coração. Leonina com muito orgulho e cheia de clichês óbvios, acredita no amor, não só o de homem e mulher, mas o amor que faz o mundo continuar evoluindo.
Share Button

5 comments

  1. Acho que todos os dias eu repenso sobre oq estou fazendo da minha vida. O mundo exige tanto, que por mais que façamos – e fazemos! – nunca parece ser suficiente.
    Mas no fim, tudo oq queremos é ser feliz. E nada mais.
    Bela reflexão, amiga!
    Como sempre! <3

    • adrianasantos (@adrianasantos) /

      Né? Será que precisamos de tanto? Você é uma das minhas inspirações <3

  2. Dri, seu texto é perfeito. PERFEITO. Agora, que espero mais duas alminhas lindas, tenho pensado muito na vida dessa maneira.

    Vamos todos levar uma vida simples, mas mais feliz.
    PS: se eu pudesse, eu fechava minha conta no facebook.

    Um beijo cheio de saudade

    • adrianasantos (@adrianasantos) /

      Flor, vc sempre me falou muito sobre isso.Esse texto é reflexo dessas sementinhas que pessoas que amamos vão plantando nas nossas vidas….com certeza uma semente foi sua <3

  3. ROSELI......amore /

    Sucesso é encontrar a felicidade através de coisas pequenas, sem competição,e até consigo mesma.. é não se cobrar tanto dos porquês de tudo..do tempo passando..sem conseguir seus objetivos os quais você acha serem importantes….sucesso é você se enxergar crescendo interiormente..dormir um sono tranquilo sem se dopar..sucesso é encontrar a felicidade no pouco…sucesso é você se aceitar pelo que é..e não pelo que os fatores exteriores te cobram…sucesso é amar sem cobrar..sucesso é olhar-se no espelho e dizer nossa como sou linda…sucesso é existir…sucesso é ter uma família linda como EU TENHO…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*